Como qualquer profissional, o contador está sujeito a erros. Porém, como seu trabalho está profundamente ligado às finanças dos seus clientes, um pequeno deslize em meio a tantos cálculos e burocracias pode render um processo judicial. Por isso, se você trabalha ou é proprietário de um escritório de contabilidade, temos uma pergunta: conhece o seguro de responsabilidade civil para contadores?
Trata-se de um seguro que oferece mais tranquilidade para que o contador exerça suas funções. Isso significa, na prática, que o profissional, estando segurado, não precisará se preocupar com seu patrimônio em caso de um possível equívoco que resulte, por exemplo, na indenização a um cliente – desde que não haja dolo no erro, é claro.
Neste artigo, vamos explicar melhor como funciona o seguro de responsabilidade civil para contadores e em que casos ele pode se mostrar fundamental.
Como funciona o seguro?
Quem pode contratar o seguro?
Quais são as coberturas que o seguro oferece?
Conclusão
Como funciona o seguro?
De acordo com o novo código civil e o código de defesa do consumidor, o cliente pode entrar com um processo contra o contabilista caso considere que houve erro ou omissão no serviço. E em caso de uma obrigação judicial de ressarcimento ou reparação por danos materiais, o profissional, já assistido por uma seguradora, não precisará se preocupar.
Quem pode contratar o seguro?
O seguro de responsabilidade civil é indicado tanto para pessoas físicas, como para pessoas jurídicas.
Quais são as coberturas que o seguro oferece?
O seguro de responsabilidade civil pode proteger o profissional de contabilidade em diversos casos. Por exemplo, danos materiais e morais; perdas financeiras decorrentes de sinistros cobertos; honorários advocatícios; furto, roubo ou extravio de documentos de terceiros; erro de cálculo ou na emissão de relatórios de auditoria; não observação às mudanças na legislação; e perda de prazos.
Conclusão
A importância do seguro de responsabilidade civil para contadores se mostra de extrema importância diante dos diversos riscos aos quais estes profissionais estão submetidos. Mas atenção, porque como os valores e tipos de coberturas variam entre as seguradoras, o mais aconselhável é fazer uma pesquisa de mercado.